Eixo
Temático: História da Arte
Tema:
Impressionismo
IMPRESSIONISMO
O
Impressionismo é um movimento artístico surgido na França
no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza,
utilizando pinceladas soltas, dando ênfase na luz e no movimento.
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor
pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A
denominação Impressionismo foi dada a partir de uma declaração
pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela de
Monet: Impressão, Nascer do Sol. O grupo ficou conhecido por
realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao motivo, numa nova
concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da
luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também
eliminou as referências mitológicas, religiosas e históricas para
refletir a vida contemporânea e a nova Paris, as impressões
momentâneas e fugazes de seu cotidiano.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.
Orientações gerais que caracterizam a pintura
impressionista:
- a pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;
- é também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia;
- as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor;
- as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;
- os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado.
- as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas.
Entre os principais expoentes do
Impressionismo estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas,
Auguste Renoir e Camille Pissaro.
Originando-se na França, música
impressionista é caracterizada por sugestão e atmosfera.
Compositores impressionistas preferiam composições com formas mais
curtas, tais como o nocturne, arabesque, e o prelúdio; além
disto, frequentemente exploravam escalas, como a hexafônica ou
também chamada de tons inteiros.
O termo Impressionismo também
é usado para descrever obras de literatura nas quais basta
acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impressões
sensoriais de um incidente ou cena. Autores tais como Virgínia
Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionistas de modo
que, em vez de interpretar, eles descrevem as impressões, sensações
e emoções que constituem uma vida mental de um caráter.
- - “ “ - -
AO
LER ESSE TEXTO FAÇA UMA POSTAGEM DEIXANDO SEU COMENTÁRIO SOBRE O
CONTEÚDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário