10 Anos com Rosemary Brown



10 ANOS COM ROSEMARY BROWN

Em 16 de novembro de 2001, desencarnava silenciosamente a médium Rosemary Brown.

A simpática senhora de 85 anos de idade, deixou o mundo físico discretamente, em contraponto ao seu “sucesso” em vida quando ficou conhecida pelo intercâmbio mediúnico com espíritos de compositores célebres de música erudita, havendo recebido deles mais de 400 partituras. Entre esses espíritos, estavam Liszt (com o qual tinha contato mais frequente, sendo este também o seu mentor espiritual), Chopin, Schubert, Beethoven, Bach, Brahms, Schumann, Debussy, Grieg, Berlioz, Rachamaninoff, Mozart, entre outros.

Rosemary Brown, obteve destaque na mídia nos anos 70. Apareceu em programas de TV, dentre eles um documentário para a emissora britânica BBC, quando, diante das câmeras, recebeu mediunicamente uma partitura inédita de Liszt de elevada dificuldade técnica: possuía seis sustenidos na clave e compassos distintos para as mãos: 5/4 na direita e 3/2 na esquerda. Brown afirmou que a peça era difícil demais para ela própria executar. Um pianista profissional então se ocupou de tocá-la. Posteriormente, a peça foi analisada por Humphrey Searle, compositor britânico e grande estudioso de Liszt, que ressaltou as harmonias avançadas e a tonalidade típica das últimas composições de Liszt.

No Brasil, contamos com a edição em português do livro Contatos Musicais, de sua autoria, que descreve a trajetória de preparação de sua mediunidade, das dificuldades que encontrou e de como cada compositor se aproximava e conseguia se expressar através dela.

A possibilidade mediúnica da Sra. Brown é descrita por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns.

Médiuns músicos: executam, compõem ou escrevem músicas sob a influência dos Espíritos. Há médiuns músicos mecânicos, semimecânicos,
intuitivos e inspirados, assim como os há para as comunicações literárias.
[1]

A artista plástica Elsie Dubugras escreveu o prefácio da edição do livro Contatos Musicais. Elsie, que desencarnou em 2006, também era jornalista e médium. Estudiosa da parapsicologia, durante trinta e três anos foi editora especial da Revista Planeta e apresentou ao mundo o trabalho do médium brasileiro Luiz Antônio Gaspareto. Em seu prefácio, Elsie chama carinhosamente a Sra Brown de Chico Xavier da música, argumentando que:

Conversa com os grandes da música como o nosso Chico conversa com os grandes da literatura. Como o Chico, é pessoa de origem humilde, e, como ele, a educação que recebeu não a habilitaria jamais à virtuosidade no teclado ou no campo da composição. Não sabe orquestrar música para instrumentos de corda, mas recebeu de Brahms dois quartetos de cordas. O Chico Xavier não é poeta, nem literato, nem cientista, mas a poesia, a literatura e a ciência jorram sem cessar de sua pena. Como o Chico, Rosemary manifestou faculdades mediúnicas desde a mais tenra idade, via e ouvia espíritos, comunicava-se com o outro lado da vida, tendo conhecimento de certos fatos passados e, por vezes, do futuro. O paralelo entre esses dois vultos da mediunidade, cada um no seu setor, é mais do que evidente, mas não deixa de ser curioso e
digno de especial atenção.
[2]

Rosemary, trabalhava como merendeira de uma escola pública na época em que começou a receber as primeiras partituras. Três LPs contendo algumas das músicas recebidas foram lançados. O primeiro foi gravado em 1970, pelo pianista Peter Katin. O segundo saiu em 1977, por Howard Shelley, e o último em 1988, por Leslie Howard.

A produção de músicas mediúnicas cessou nos anos 80, mas Brown continuou, até o fim da vida, dedicada a sua crença e indiferente a assuntos materiais e mundanos.

Contestada na veracidade de sua produção mediúnica, em uma Inglaterra historicamente resistente ao conceito da reecarnação, sua partituras dividiram opiniões surgindo algumas teorias absurdas sobre um possível conhecimento musical que teria quando criança mas teria sofrido de amnésia e não recordava-se desse fato, teoria contestada pelo médico que a conhecia desde o nascimento.

Qualquer pessoa que conheça música sabe que eu teria que ser quase um gênio musical para ter obtido tudo isso sozinha, mas a maioria dos céticos que desconhecem música não imaginam quanto é difícil compor. Talvez a maior parte dos musicistas competentes, dotados do dom de improvisação, possam tomar uma melodia qualquer e tocá-la de forma clássica – embora mesmo isso me seja impossível, visto eu não ser capaz de improvisar coisa alguma. Mas, compor realmente, nos diferentes estilos dos compositores – bem, isso já é completamente diferente.
[3]

Passados 10 anos de sua desencarnação, nos umbrais de seu décimo primeiro aniversário, o esforço mediúnico de Rosemary Brown, em uma ação coordenada pela espiritualidade superior, merece a atenção e o estudo dos interessados na relação arte e espiritismo.
                                                                                                    Edmundo Cezar
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[1] – KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. de Renata Barboza da Silva e Simone T. N. Bele da Silva. São Paulo, Ed. Petit. 2004
[2] – BROWN, Rosemary. Contatos Musicais. Trad. de Agenor de Mello Pegado. São Paulo, Ed. Livraria Espírita Boa Nova. 1971

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5 comentários:

  1. Luis Marcio Arnaut21/5/12

    Pessoal

    A médium Rosemary Brown desencarnou em 2001 e não 2011. São 10 anos de desencarne em 2011. Acredito que houve um pequeno descuido de digitação.

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  2. Anônimo5/6/12

    Luis, a informação foi corrigida. Obrigado pela contribuição.

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  3. Percebi que você tem bastante informação. Teria também os contatos de seus filhos? Gostaria de saber se as obras foram registradas em partitura.
    Obrigado

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  4. Alguém teria como doar ou vender partituras das obras de Rosemary Brown? Alguém sabe o destino das centenas de partituras recebidas? Elas se perderam ou estão sob tutela de Alguém?

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  5. Segundo 2 blogs, foram publicados 3 livros (esgotados) com partituras de músicas recebidas por Rosemary Brown. https://www.oarquivo.com.br/extraordinario/pessoas-especiais/1475-rosemary-brown-parte-1.html. https://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/sinfonias-inacabadas-os-grandes-mestres-comp-em-do-al-m. Além disso, é possível encontrar na internet algumas partituras (ou trechos).

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